Usando o Directx 9 no Wine por DllOverride

Posted by Jeff | Posted in , , | Posted on 11:51

Esta dica ajuda a rodar alguns games que não rodam normalmente no wine. Vou explicar detalhadamente como rodar o Directx do Bill no pinguim:

Primeiramente, baixe o directx aqui :         http://filehippo.com/download_directx/

Agora execute-o. O programa irá pedir para que você escolha uma pasta para descompactá-lo. Escolha uma pasta qualquer, abra-a e execute o setup. Instale-o normalmente.

Agora vá até sua pasta /home/seu_usuario/.wine e abra o user.reg com seu editor de texto padrão (ex.: gedit).  Procure pela linha expressão "Overrides", e você encontrará DllOverrides.

Abaixo dele,  cole o nome das dll's, de forma que fique assim:

[Software\\Wine\\DllOverrides] 1206264929
"d3d8"="builtin"
"d3d9"="builtin"
"d3dim"="native"
"d3drm"="native"
"d3dx8"="native"
"d3dx9_24"="native"
"d3dx9_25"="native"
"d3dx9_26"="native"
"d3dx9_27"="native"
"d3dx9_28"="native"
"d3dx9_29"="native"
"d3dx9_30"="native"
"d3dx9_31"="native"
"d3dx9_32"="native"
"d3dx9_33"="native"
"d3dx9_34"="native"
"d3dx9_35"="native"
"d3dx9_36"="native"
"d3dxof"="native"
"dciman32"="native"
"ddrawex"="native"
"devenum"="native"
"dinput"="builtin"
"dinput8"="builtin"
"dmband"="native"
"dmcompos"="native"
"dmime"="native"
"dmloader"="native"
"dmscript"="native"
"dmstyle"="native"
"dmsynth"="native"
"dmusic"="native"
"dmusic32"="native"
"dnsapi"="native"
"dplay"="native"
"dplayx"="native"
"dpnaddr"="native"
"dpnet"="native"
"dpnhpast"="native"
"dpnlobby"="native"
"dsound"="builtin"
"dswave"="native"
"dxdiagn"="native"
"mscoree"="native"
"msdmo"="native"
"qcap"="native"
"quartz"="native"
"streamci"="native"

Obs.: Caso não exista o "DllOverrides" no seu user.reg, pegue o nome de qualquer das dll's acima, abra seu "winecfg", vá em "Bibliotecas" e adicione ela. Ela será então criada em seu user.reg .

Aproveitando a dica,  outra dll nativa que auxilia muito à alguns programas é a comctl32.dll, que pode ser baixada em

http://www.dll-files.com/dllindex/dll-files.shtml?comctl32

Após baixá-la, vá à sua pasta .wine/windows/system32 e cole-a. Depois abra seu winecfg e a adicione nas bibliotecas.

Vale lembrar também que para jogos online é aconselhável usar o winetricks  (pode ser encontrado o tutorial no meu blog também), para instalar o IE6.

Para conferir se a dica deu certo, abra seu console e digite "$ wine dxdiag"

Deverá ser executado a Ferramenta de Diagnósticos do directx.

dx9

Qualquer dúvida, deixem comentários e eu prometo responder assim que possível.

É isso aí, pessoal, façam bom proveito!

Abraços

Comments (15)

  1. Well written article.

  2. Caro colega, fiz tudo certinho neste tutorial do DirectX , mas só que quando executo o setup que baixei extrai os arquivos certinhos, dentro desses arquivos tem um setup.exe, um DSETUP.dll, e um dsetup32.dll, executo o setup .exe e aparece o instalador do DirectX clico em avancar e da o seguinte erro:
    "Erro Interno do sistema. Consulte o DXError.log e DirectX.log na pasta do windows para determinar o problema"

    Como prossigo?

    Abraços, até mais.

  3. Olá, consegui instalar tudo certinho como você falou acima, mas quando digito no console wine dxdiag aparece esta mensagem:
    [Bardo@uso-c2678355e76 ~]$ wine dxdiag
    wine: could not load L"C:\\windows\\system32\\dxdiag.exe": Module not found


    Como arrumo isto ?

    Se souber mande a resposta para o meu email se não for pedir muito, obrigado.

    Muito bom o blog.

    Parabéns !

  4. Baixe novamente, pois não são somente estes arquivos. Têm vários arquivos ".cab" também.

  5. Você deve baixar o "DirectX Redistributable" mais recente. Este é "completo", tem aprox. 90, 100 mb. Outras versões menores não vêm com o dxdiag. Caso não dê certo, desinstale o directx, e instale novamente. Ou o próprio wine.

  6. Opa conegui aqui, valeu ai por compartilhar a dica, muito obrigado.

  7. kra desculpa reabri aque mas fiz tudo e nao abre o dxdiag aque,ateh chega a carregar mas nao aparece nada.

  8. Não é obrigatório que o dxdiag rode. O importante é que o directx esteja funcionando.

  9. Ocorre o mesmo erro comigo, parece que vc resolvel..poderia compartilhara solução?

  10. Ocorre o mesmo erro comigo, parece que vc resolveu.poderia compartilhara solução?

  11. Bom, basta atualizar sua versão do VirtualBox, instalar os add-ons, e instalar a última versão do wine3d. Lembrando que agora o Virtualbox possui seu próprio sistema de directx para maquina virtual... Ao instalar o "Guest Add Ons", repare na caixa de diálogo na qual você marca o que deseja instalar. Entre elas estará o DirectX.

  12. Segui todos os passos, ate adicionei as DLLOverrides Antes, ai extrai os arquivos, só que na hora de instalar o dirextx.exe ele diz erro interno no sistema e pede pra verificarDxError.log

    Obrigado.

  13. Tente fazer os overrides após a instalação do directx, ou então simplesmente retire o comctl32 da lista de overrides.

  14. meu pc ta dando esse erro: ''erro interno do sistema consulte dxerror.log e directx.log na pasta do windows para determinar o problema'' EU li td ai em cima so q nao entendi ao certo oq eu tenho q fazer tem como resolver esse problema sem ter q formatar o pc? Tudo começou quando eu coloquei o ''directX 10'' Só q meu windows é XP e eu li em alguns site q nao existe directX10 para windows XP q isso é mentira ai eu fui desistalar para botar o 9 de volta so q começou meus problemas :S. EU vi tmb em otro site q o ''directX Eradicador v2.0'' removia o directX 10 eu istalei esse negocio e botei para tirar o directX 10 e saiu so q agora nao consigo nem entrar no msn :O e quando eu vo abrir ''minhas imagens'' no meu pc fexa sozinho oO oq eu faço POR FAVOR me AJUDEM!!!!!!!!
    Antes de mais nada MTO OBG para quem puder me ajudar ;)

  15. Bom, eu criaria uma nova instalação do Windows. Como eu disse no post, a opção de Directx 10 ainda é experimental.

Pesquisa personalizada