BackTrack 4 - Linux e Segurança

Posted by Jeff | Posted in , , | Posted on 18:11

Após longo recesso - devido à um projeto - cá estou novamente. Desta vez tratarei de um assunto bem diferente; a distro BackTrack.

Não é só uma distro: BackTrack é um distro voltada para segurança; mas de modo ofensivo. O BackTrack possui mais de 300 ferramentas variadas, que auxiliam a detecção de exploits (brechas) em redes e computadores. Estes programas se dividem nas categorias: Coleta de Informações, Mapeamento de Rede, Indentificação de Vulnerabilidades, Analises de Aplicações Web, Analise de Redes Wi-Fi, Penetração, Escala de Privilégios, Manutenção de Acesso, Forense Digital, Engenharia Reversa, VoIP e outros, como um software para envio de emails e um software de camuflagem de endereço MAC.

A parte de penetração é realmente fantástica. Tem uma enorme quantidade de exploits que são retirados da base de dados do site MilW0rm. O Inguma - software que acompanha a distro - é uma ferramenta escrita totalmente em python que é, pra mim, a ferramenta mais importante no BackTrack para testes de penetração. Possue modulos como : whois, trace, ping, hostname, getmac, externip, ipaddr, isnated, ispromisc, várias ferramentas de descriptografia de chaves de rede, feramentas de bruteforce, ferramentas voltadas para redes wireless, sniffering e claro, exploits e infecções.

Para finalizar, a distribuição é feita com base no ubuntu, mas não significa que é fácil de utilizar. Não é uma distro criada para uso comum no dia-a-dia. Portanto, é natural que sinta curiosidade em conhecer a distro, mas pense bem se é mesmo a distro apropriada para você. Lembrando também aos curiosos e aos "raquios" do ctrl+c, ctrl+v, que se trata de uma ferramenta, e não uma brincadeira. Ainda que pensem em utilizá-la para fins pouco... Ortodoxos, digamos, lembre-se que tudo deixa rastros. Se quer ser um "hacker", busque conhecimento, e não roubar a senha do orkut de seu amiguinho de colégio.


Pesquisa personalizada