Virtualbox com suporte à Directx 3D com o Wine3D!

Posted by Jeff | Posted in | Posted on 21:19

É isso aí, galera! O Virtualbox que já dava algum suporte 3D (por openGL) agora também suporta Directx via Wine3d!
Sempre me questionei se algum dia seria possível rodar games que usam x-trap como anti-hacking, pois nunca tive sorte. No próprio suporte do wine me disseram que seria possível somente emulando o kernel do Windows (uma vez que o x-trap trabalha fazendo a checagem do kernel e de outros aplicativos de baixo nível).
Porém encontrei na internet uma solução. A virtualbox da Sun está trabalhando no suporte ha 3D (isso não é novidade), mas agora com uma mãozinha do wine é possível rodar games que utilizam directx!

Como teste, consegui rodar um jogo muito (muito mesmo) pedido para linux, o The Duel (a.k.a. Gunz). O game ainda rodou com uma performance péssima, mas encontrei nos foruns da Virtualbox que será solucionado nos próximos meses.
Outros games mais simples que testei tiveram performance perfeita! Agora é esperar e torcer!

Pra quem quiser testar, aí vai um breve tutorial:

Primeiramente, baixe o Virtualbox em http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads . Tenha certeza de que seja o da Sun, e não o OSE. Agora crie uma máquina virtual, vá nas propriendades dela e marque a opção "Habilitar suporte 3d". Instale o windows, e dê o boot.
Agora instale os adicionais "Guest add-ons" do virtualbox (em "dispositivos", na janela de sua maquina virtual). Agora reinicie a maquina virtual e entre em modo de segurança com rede. Entre no endereço http://aybabtu.com/rmh/wined3d/ , e baixe a ultima versão.
Tenha cuidado, pois o directdraw e o directx 10 são experimentais, portanto não irão funcionar (ao menos não comigo). Marque somente as duas opões do meio, reinicie o micro e voi la!

1

2

3

4

5

6





Ubuntu (im)Perfeito

Posted by Jeff | Posted in | Posted on 20:18

Acredito que muita gente como eu tenha cometido o mesmo erro de encontrar este tão milagroso script de configuração do Ubuntu pela internet. O Ubuntu Perfeito (http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito-versao-804/) promete instalar bons programas automaticamente, dentre eles o Broffice (que possui um pequeno problema ao ser configurado em distros baseadas em debian, por conflitar com o pacote que substitui o menu).
Por curiosidade, resolvi usar o famoso script. Resultado : Criação de outra pasta de desktop, fazendo com que eu perdesse varios arquivos que estavam ligados por sym links e alguns lançadores; tralhas e mais tralhas de temas e papeis de parede, e, por fim, a alteração do source.list.
Ao tentar fazer o upgrade para o Jaunty, fui surpreendido por vários erros de repositórios e resolvi postar a solução que encontrei.

Quando receber a mensagem "W: GPG error: http://ppa.launchpad.net intrepid Release: The following signatures couldn't be verified because the public key is not available: NO_PUBKEY 9423A34CCA967634", abra o terminal e digite:

gpg --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 9423A34CCA967634

E depois:

gpg --export --armor 9423A34CCA967634 | sudo apt-key add -

Faça isso para os demais keys que nosso brilhante script tiver removido (caso hajam outros, pois aqui faltou somente essa).
Mas a melhor solução é não instalar. Afinal, o ubuntu já é perfeito de fábrica!

Até!

Pesquisa personalizada