Linux para deficientes

Posted by Jeff | Posted in | Posted on 21:11

Tenho um colega (amigo) de trabalho deficiente visual. Acompanho diariamente as dificuldades que ele enfrenta por conta de sua deficiência.
Alguns dias atrás comecei a pesquisar sobre o papel do linux, quanto à acessibilidade e notei que quase não existem projetos para tal fim. Encontrei somente um projeto, o Linvox, que aparentemente foi abandonado ou é obsoleto, já que é baseado no Kurumin.
Além disso, os programas existentes para Linux, como o eSpeak possuem aquela velha voz robótica, ao contrário dos programas do Window$, que com a tecnologia SAPI5 falam o texto com uma fluência mais humana.
Resolvi então criar uma distribuição para deficientes. Visual Linux é baseada no mini-buntu 10.04. Vêm com o Wine 1.3 com bibliotecas extras, softwares como o Speakonia, TextAloud (software trial, necessita de licença), além de softwares como o Kmag (lupa) e interface gráfica adaptada, de alto contraste.
O sistema já vem com as teclas de atalho adaptadas, e está ainda em fase de testes.




Quem se interessar: http://code.google.com/p/linuxvisual/

Comments (2)

  1. Não pesquisou direito, existe o Linux Acessível. Um amigo 100% cego conseguiu instalar o Linux Acessível sem a necessidade de qualquer outra pesso. Incrível, não acha?

    Bom, veja aqui: http://www.linuxacessivel.org/
    Há ainda o Brasilinux Dosvox....

  2. São projetos diferentes. O Dosvox não é um leitor, exatamente. Ele simplesmente fala as opções pré-definidas na tela. É muito limitado.

Pesquisa personalizada